Ei, pega uma carona comigo nesta viagem!

Olá povo lindo, tudo bem? Espero que sim! Senta aí,para um pouco desta correria, tá precisando descansar hein? Então você parou no lugar certo.

hotel-vale-das-nuvens

Porque este texto vai te levar a um destino que com toda certeza você vai querer conhecer ou voltar lá.  Pois bem, hoje vim compartilhar com vocês a experiência que vivi em um dos lugares mais lindos do nosso Ceará.  Sabe aquele friozinho gostoso, uma música boa, um vinho para esquentar e uma variedade de restaurantes, chocolateria e cafés, acrescentando uma gastronomia de dar água na boca. Só de pensar já me bateu saudades. Sem falar das vistas do alto da serra que é de tirar o folego de tão lindas.

Em alguns pontos dar até a impressão de estar naquelas cidades europeias. Que reúne a arquitetura das casas e pontos históricos com uma temperatura mínima de 18° graus. Boas lembranças são o que não vão faltar nesta viagem. Quer uma dica?  Pois pronto, está exatamente aqui o que se encaixa neste momento na sua vida. Se organize, porque o destino não é longe, não vai sair caro. Além do mais que esse investimento irá te fazer um bem danado. Vem comigo e se joga nesta aventura.

cabana-das-serras-corredor-fc3a9rias-no-cearc3a1.jpg

Depois de tanto entusiasmo, você já deve imaginar de onde eu estou falando. Pois é, esta beleza existe e se chama: Guaramiranga, no Ceará. Conhecida carinhosamente pelos visitantes como Cidade das Flores ou mesmo nossa Suíça brasileira. Fica a 110 km de Fortaleza, com acesso pelas rodovias CE-060, CE-356 e CE-065. Localizada na região do Maciço de Baturité, arrodeada por montanhas de até mil metros de altitude.

Em uma caminhada você pode conhecer toda a cidade em si. No amanhecer e no cair da noite o lugar fica coberto por uma neblina incrível. Com uma diversidade incontável de atrações naturais para todos os gostos. Então coloque muitos agasalhos na mochila porque você vai precisar. A região irá lhe oferecer um lugar calmo e com um clima agradável até em pleno meio dia, caso esteja a fim de descansar encontrou o lugar perfeito para dormir muito. Mas se quer adrenalina o melhor é iniciar o tour na cidade aproveitando o passeio pela parte mais aventureira.

Se liga no roteiro:

parque-das-trilhas.jpg

Vamos direto ao Parque das Trilhas, que fica pertinho do centro e possui diversos níveis de caminhada pela Mata Atlântica. Por lá, ainda é possível fazer rapel, tirolesa, passeio de caiaque e até cruzar o rio na ponte de três cordas, essa ideia vai para os mais corajosos.

Também têm os campings, essa é uma opção excêntrica de ficar em guará, para aquelas pessoas que desejam viver algo fora do comum. Como dormir na barraca, ouvir o canto dos pássaros e sentir a natureza como nunca antes. Logo mais irei fazer um texto apenas sobre essa opção.alto-da-serra.jpg

A cultura da cidade abrange espaços como o Teatro Municipal Rachel de Queiroz, que é palco de importantes espetáculos e apresentações, como o Festival de Jazz e Blues, que acontece durante o carnaval. Pode entrar e conhecer também a Biblioteca Municipal Rui Barbosa que dispõe de obras e coleções importantes.

A religião e arquitetura ficam a disposição da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição cercada de uma vista sublime.  A igreja te faz acompanhar a história da cidade e se sentir como se tivesse voltado há séculos atrás.

image (1)Outro lugar que você não pode deixar de ir é no Mosteiro dos Frades Jesuítas que fica um pouco distante do centro de Guaramiranga, porém o valor histórico que o cerca o torna necessário de ser visitado.  Mas perto da cidade fica o Convento dos Capuchinhos um lugar aconchegante, cheio de flores e detalhes artísticos impressionantes. Apenas um detalhe: se você for sedentário se prepare a subida é longa, mas o lugar vale a pena cada passo dado até lá.

Para aqueles que curtem um banho gelado, a região conta com diversas cachoeiras (algumas delas ficam em áreas particulares e talvez seja preciso pagar uma taxa de entrada).

5815937532_7a307ac158

Que são elas:

Cachoeira Sítio São Paulo que faz divisa com Pacoti, Guaramiranga e Baturité. Ao todo, são 14 km (ida e volta) do Centro de Guará, sendo possível fazer 4 km de carro e o restante por trilhas. O nível de dificuldade da trilha de 1 a 5 é 3, entre subidas e descidas.

A cachoeira Poço da Veada fica localizada a cerca de 3 km (ida e mais 3 km volta) do centro de Guaramiranga e para apreciá-la é necessário disposição e atenção (todo esforço valerá a pena). No nível de 1 a 5 em dificuldade, ela se situa no número 4. A trilha é por mata fechada, com subidas e descidas bem inclinadas, com aproximadamente 100 metros de escalaminhada.

A cachoeira da Talita que fica no Recanto das Cachoeiras, e o mais conhecido e visitado o Parque das Cachoeiras. Lembrando que é preciso consultar o guia turístico local para verificar se as cachoeiras estão à disposição de banho, pois depende do clima anterior ter sido chuvoso, para as águas transbordarem nesses pontos.

12924413_980198758755001_1536743568223136491_n

 Se você é do tipo romântico que procura o ponto mais alto da cidade para curtir um bom pôr do sol com a pessoa amada, ou mesmo adora ver um lugar fascinante. Você tem que dar um jeito de estar no Pico Alto ao anoitecer ou no amanhecer.  É o ponto mais alto do Maciço de Baturité, com mais de 1.115 metros e essa vista é diretamente de lá.

Dicas de pousadas:

Pousada da Josy

n_guaramiranga-ce-sobrados-coloridos-com-a-torre-da-matriz-ao-fundo-fotocelso-coelho

A Pousada da Josy situa-se a poucos metros do centro de Guaramiranga. Oferece 14 suítes, uma excelente vista da cidade, café da manhã e excelente atendimento. Os apartamentos são equipados com TV, Internet WiFi e frigobar. Confira os detalhes para hospedagem neste link.

Hotel Vale das Nuvens

-mg-04271-1.jpg.1340x450_default

O clima de romance da cidade aumenta ainda mais se o casal optar por uma estadia como a que oferece o Hotel Vale das Nuvens, que leva esse nome por conta de sua localização no topo de uma montanha a 870 metros de altitude. O Hotel fica localizado a 3 km do Parque das Trilhas e da Igreja da Gruta, este hotel está rodeado de belos jardins. A propriedade dispõe de um rio, uma piscina, trilhas a pé, salão de jogos e bar.  Confira os detalhes para hospedagens neste link

 Hotel Cabanas da Serra

E ppousada-cabanas-da-serraor último um dos hotéis mais lindos que já fui. O acesso é complicado, pois fica na região rural de Guaramiranga, porém indico demais, vale a pena conhecer. A vista de lá é incomparável, o café da manhã é um dos melhores da região. Além de ser um ponto turístico perfeito. E se quiser ir com a família toda lá dispõem de chalés para se sentir em casa. Deixo aqui o link com todas as informações para hospedagens.

Então é isso, o texto ficou longo, não é mesmo? Mas foi apenas um empurrãozinho para fazer você ir ou voltar em Guará! Espero que tenha contribuído com um roteiro legal para sua próxima viagem! E até mais, um forte abraço e aguarde porque logo mais virá muitos outros lugares e aventuras por ai!!! Um cheiro das suas mais novas companheiras de roteiros turísticos.  Rai e Paju !!!!

 

Deixe um comentário